Elvas- Património Mundial

    Visitar e conhecer Portugal sempre foi algo a que fui habituada desde pequena. 

    Quase todos os anos eu, os meus pais e a minha irmã visitávamos uma cidade ou terra portuguesa e talvez por isso tenha aprendido desde cedo a apreciar a beleza que temos a poucas horas de distância. 

    Desta vez proporcionou-se ir passar uma noite a Elvas, recentemente considerada Património Mundial pela UNESCO. Esta condecoração deveu-se essencialmente à quantidade de história que esta cidade alberga. 

    Elvas, conhecida como a cidade fortificada devido à sua função protetora da fronteira (Elvas, Elvas, Badajoz à vista e não é que se vê mesmo Badajoz na linha do horizonte?), foi aqui que se travou a tão conhecida batalha das linhas de Elvas. Toda a cidade está repleta de fortes e fortins que tinham como função proteger não só a população, mas também a fronteira e o território. 

    Atualmente é possível visitar dois fortes, um de cada lado da cidade, o Forte da Graça, antiga prisão, primeiro para soldados franceses e muito mais tarde para presos políticos do Estado Novo e o Forte de Santaluzia. Ambos construídos em forma de estrela com cerca de 3 linhas de defesa contra os ataques espanhóis. 


Forte da Graça 

    A vista que o Forte da Graça proporciona é de cortar a respiração! É possível ver Elvas inteira, com o imponente Aqueduto da Amoreira, projetado pelo mesmo arquiteto da Torre de Belém e que demorou 93 anos a ser construído, tendo contado com 3 gerações de homens para ser terminado. Do outro lado é possível avistar Badajoz com os seus prédios altos. 


    
Elvas vista do Forte de Graça

     Para além dos fortes e fortins e do incrível aqueduto, Elvas está salpicada de vestígios de diferentes culturas, já que se trata de uma cidade na qual co habitaram cristãos, muçulmanos e judeus. Esses vestígios manifestam-se através das diversas igrejas e capelas com diferentes estilos, mesquitas e arcos. A antiga Sé de Elvas, hoje conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção é lindíssima por dentro, com uma série de ornamentos, conjugando diferentes estilos, desde o gótico ao estilo manuelino. 
    

Castelo de Elvas

    Um dos pores do sol mais magníficos a que já assisti também foi em Elvas, pelo que aconselho muito um passeio pelas zonas altas da cidade ao final do dia. Do cimo do Quartel de São Marinho é possível assistir a um magnífico espetáculo de final de dia. 



    Apesar da quantidade de história que Elvas tem para oferecer, é uma cidade não muito grande e sinto que foi possível ver os seus locais mais emblemáticos com a calma e a tranquilidade desejadas num dia.


    Deixo-vos algumas das minhas fotografias preferidas.





Aqueduto da Amoreira


Capela de Nossa Senhora da Conceição 


Forte de Santaluzia


Quartel de São Martinho





You May Also Like

0 comentários